Poluição atmosférica


poluição atmosférica torna o ar nocivo e impróprio à saúde humana e à vida de animais e plantas. Será que é mesmo preciso pagar um preço tão alto pelo progresso? Cidade de São Paulo.
Fonte: http://www.infoescola.com/ecologia/poluicao-atmosferica/

Começaremos esse post com um vídeo apresentado no Globo Repórter:


Pode não parecer, mas esse vídeo foi apresentado em 1989, ou seja, o problema da poluição atmosférica no nosso país não é de agora.

Mas afinal o que é a poluição atmosférica?

A poluição atmosférica acontece quando ocorre um aumento da quantidade de determinados gases ou de materiais sólidos em suspensão acima de limites definidos. A concentração de poluentes na atmosfera depende de mecanismos de retenção ou dispersão. Como o volume da atmosfera é muito grande, a fumaça que sai de uma chaminé pode se espalhar por uma área vasta, atenuando seus efeitos poluidores no local da emissão (como no caso da Antártida visto no post anterior). Contudo, se a liberação de gases tóxicos for muito elevada e dispersão não ocorrer adequadamente, instala-se um quadro mais sério de poluição atmosférica, como grandes danos à saúde da população.

Para ler a notícia completa clique aqui.

Notícias como a de cima, do Diário de Pernambuco, são cada vez mais frequentes, além dos problemas causados na capacidade respiratória, outros problemas são descritos no quadro abaixo.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA X DANOS À SAÚDE
Contaminante
Efeitos à saúde
Principais fontes
Monóxido de carbono (CO)
Impede o transporte de oxigênio no sangue, causa danos aos sistemas nervoso central e cardiovascular.
Queima de combustíveis fósseis.
Óxidos de enxofre (SO2 e SO3)
Doenças cardiovasculares e respiratórias.
Combustão de carvão e petróleo com enxofre.
Óxidos de nitrogênio (NO e NO2)
Danos ao aparelho respiratório.
Combustão do gás nitrogênio a altas temperaturas na queima de combustíveis.
Hidrocarbonetos (CnHm)
Alguns têm propriedades cancerígenas, teratogênicas ou mutagênicas.
Uso de petróleo, gás natural e carvão.
Macromoléculas
Danos aos sistemas respiratório, gastrointestinal, nervoso central, renal, etc.
Atividades industriais, transporte e combustão.

A tabelinha acima nos mostra os problemas da poluição atmosférica na nossa saúde, para complementar seu conhecimento assista o vídeo abaixo:



Assista o vídeo abaixo e participe dessa Conversa Periódica!
O professor no vídeo fala um pouco da história da poluição atmosférica, seus principais poluentes, além de fenômenos como smog fotoquímico, efeito estufa e aquecimento global, que iremos tratar nas próximas postagens! Clique e confira!



Além de todos esses vídeos acompanhe por fim o problema enfrentado pelo maior poluidor atmosférico: a China! A china é o maior poluidor do planeta e o maior investidor em energia limpa. O vídeo também mostra que o avanço do nível do mar já destrói lugares lindos, como Veneza, na Itália.




Fonte:
Química cidadã: materiais, substâncias, constituintes, química ambiental e suas implicações sociais, volume 1: ensino médio / Wildson Luiz Pereira dos Santos, Gerson de Souza Mól, (coords.). - 1. ed. - São Paulo: Nova Geração, 2010. - (Coleção química para a nova geração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário