Gases nobres: a nobreza dos elementos


Estava vendo as atualidades nas redes sociais, quando me deparo com a seguinte imagem:


Qual a relação dos gases nobres com a realeza? Qual o grau de nobreza desses gases? Por que afinal eles são chamados dessa forma?

Esses são alguns dos questionamentos que fiz quando me deparei com essa imagem.

Então iremos esclarecer algumas coisas.

O que é ser nobre?
Em muitas culturas, aqueles que não ficam com raiva quando provocados, não se influenciam por qualquer coisa e mantêm a sua dignidade quando na presença de pessoas "básicas", ou seja, pessoas comuns, são chamados de "nobres".

Então podemos dizer que os gases são nobres apresentam semelhanças a esse comportamento das pessoas, ou seja, eles também não reagem a tudo que lhe fazem, isso quer dizer, não reagem com outras substâncias. São eles: argônio (Ar), hélio (He), criptônio (Kr), neônio (Ne),xenônio(Xe) e radônio (Rn). São também chamados de gases raros porque em sua maioria são encontrados em proporções muito pequenas no ar atmosférico. O termo vem do fato deles não se combinarem com os demais elementos.

Ficheiro:Edelgase in Entladungsroehren.jpg
Gases nobres: Hélio (He), Neônio (Ne), Argônio (Ar), Criptônio (Kr) e Xenônio (Xe).
Fonte: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A1s_nobre


Já foram chamados de “gases inertes”, mas a denominação não é correta porque a ciência já provou que alguns deles podem participar de reações químicas. 

A model of planar chemical molecule with a blue center atom (Xe) symmetrically bonded to four peripheral atoms (fluorine).
Estrutura do XeF4, primeiro composto de gás nobre a ser descoberto. 
Fonte: 
http://en.wikipedia.org/wiki/Noble_gas
O argônio, por exemplo, é empregado em lâmpadas de incandescência para evitar que o filamento se aqueça e queime. O hélio, por ser um gás leve e não inflamável, é utilizado para encher balões. O neônio e o criptônio são utilizados em anúncios luminosos. O xenônio é empregado nos flashes eletrônicos para produzir a luminosidade necessária para fotografias.O radônio já foi muito utilizado em Medicina para a exterminação de certos tipos de tumores.


O novo elemento

Ununoctium Poster sample
O novo elemento Ununóctio (Uuo): gás ou sólido? Os cientistas buscam resolver esse mistério.
Fonte:  http://periodictable.com/Elements/118/index.html

Um novo elemento com nome provisório de Ununóctio (Uuo) vem criando algumas confusões.Será ele um novo gás nobre? Ele tem o número atômico 118 e fica no grupo 18 da tabela periódica, ao lado dos gases nobres. Esta posição indica que provavelmente suas características químicas serão bem similares às do radônio.

Ununóctio é atualmente o único membro sintético do Grupo 18. Ele tem o maior número atômico e massa atômica maior de todos os elementos descobertos até agora.
O átomo Ununóctio é radioativo e muito instável e, desde 2002, apenas três ou quatro átomos de Uuo têm sido detectados. Embora isto, permitiu a caracterização experimental muito pouco das suas propriedades e compostos possíveis, cálculos teóricos têm resultado em muitos previsões, incluindo alguns inesperados. Por exemplo, embora Ununóctio é um membro do Grupo 18, que pode não ser possivelmente um gás nobre, ao contrário de todos os outros elementos do Grupo 18. Foi anteriormente pensado para ser um gás, mas está previsto para ser um sólido, em condições normais, condições devido aos efeitos relativísticos.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário