Efeito estufa e aquecimento global


O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
O que se pode tornar catastrófico é a ocorrência de um agravamento do efeito estufa que destabilize o equilíbrio energético no planeta e origine um fenômeno conhecido como aquecimento global.


Ilustração: Luis Iria
Esquema do efeito estufa, quando ele é bom, necessário para a vida no planeta e quando ele é mau provocando o aquecimento global.

Para saber mais sobre o efeito estufa veja o vídeo abaixo:





Os gases que contribuem para esse fenômeno são o monóxido de carbono (CO), o monóxido de nitrogênio (NO), o ozônio (O3), o metano (CH4) e os clorofluorcarbonos (CFCs). Os CFCs, gases utilizados em refrigeradores, condicionadores de ar e sprays, também absorvem parte do calor refletido pela Terra, contribuindo para o aumento da temperatura. Todos esses gases são chamados  gases de efeito estufa (GEE).

Influência de cada gás no agravamento do efeito estufa.
Um desses gases, o metano, tem a capacidade de reter calor 23 vezes mais que o gás carbônico. Além disso, sua permanência na atmosfera é de cerca de 12 anos. Esses fatores fazem com que ele seja responsável por um terço do aquecimento do planeta. Diariamente, milhares de toneladas de metano são liberadas para a atmosfera por diferentes fontes: flatulências do gado; decomposição de lixos orgânicos e de esgotos; culturas inundadas de arroz; escape do gás natural, de carvão e de materiais vegetais entre outros.

Segundo relatório da FAO em 2006, a pecuária prejudica mais o ambiente que os carros. Tudo culpa do metano que o gado é capaz de produzir pela fermentação dos alimentos ingeridos.


Modelos climáticos referenciados pelo IPCC projetam que as temperaturas globais de superfície provavelmente aumentarão no intervalo entre 1,1 e 6,4 °C entre 1990 e 2100. 

Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar, mudanças em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas. 

A temperatura média do planeta está subindo, causando derretimento de geleiras, furacões e ciclones mais fortes; expansão das áreas secas; inundações e ondas de calor intenso mais frequentes; avanço do mar sobre cidades litorâneas; aumento do número de espécies em extinção.

Para entender melhor as consequências e toda catástrofe que pode ser causada pelo aquecimento global, assista ao vídeo abaixo:





E para quem quiser aprofundar ainda mais, assista o documentário feito pelo Greenpeace Brasil, e acompanhe alguns dos impactos que o aquecimento global já causa no Brasil.


Uma dica!


Os problemas do aquecimento global já foram retratados no cinema no filme "O dia depois de amanhã". O filme de ficção científica retrata efeitos catastróficos da mudança climática. Segundo em bilheteria nos cinemas na estreia, logo após "Shrek 2", ganhou prêmio na área de Efeitos Especiais pela Academia Britânica. No entanto, foi criticado por exageros do ponto de vista científico, como vários eventos meteorológicos ocorrendo em poucas horas (quando deveriam ocorrer em décadas ou séculos).
As tragédias incluem uma tempestade de granizo com pedras maiores que o comum, séries de tornados e furacões, queda de aviões devido a turbulências aéreas, ondas gigantescas e o congelamento do hemisfério Norte do planeta.
Mesmo apesar desses erros vale a pena assistir o filme, com base nos seus estudos, aproveite para fazer suas críticas quanto aos conceitos abordados no filme.


Vejam o trailer do filme abaixo:



Fonte:


Química cidadã: materiais, substâncias, constituintes, química ambiental e suas implicações sociais, volume 1: ensino médio / Wildson Luiz Pereira dos Santos, Gerson de Souza Mól, (coords.). - 1. ed. - São Paulo: Nova Geração, 2010. - (Coleção química para a nova geração)
O que é efeito estufa e quais suas consequências? http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/quais-consequencias-boas-efeito-estufa-488078.shtml
Efeito estufa. http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa
Aquecimento global. http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global

Nenhum comentário:

Postar um comentário